Como registrar uma marca?

Uma das perguntas mais comuns sobre propriedade intelectual é sobre o passo a passo para registrar uma marca junto ao INPI. Esse processo de registro pode ser dividido em algumas etapas principais, sendo:

  1. Pesquisa de viabilidade: nesta pesquisa será possível descobrir se há alguma marca igual ou semelhante já registrada;
  2. Estratégia de registro: para que se tenha maior possibilidade de aceite do processo de registro, é importante ter uma boa estratégia de registro, entendendo a atividade econômica mais adequada de classificação do processo, se o nome e a logo precisarão de alguma alteração ou, até mesmo, se será necessário impedir algum processo de terceiro.
  3. Protocolo: com a estratégia de registro pronta, o próximo passo é formal, ou seja, documental.
  4. Primeiro deve ser formalizado o acordo com o escritório de propriedade industrial através de contrato e procuração;
  5. Depois disso, é feita a emissão e pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União);
  6. Com a procuração e o comprovante de pagamento da taxa em mãos, é feito a petição de pedido de registro de marca  com as informações coletadas na estratégia de registro.
  7. Acompanhamento: uma das principais etapas do processo de registro da marca é o acompanhamento. Essa etapa pode ser resumida em verificar prazos, publicações e monitorar se houve pedidos de registro de marcas iguais ou semelhantes e se terceiro tentou impugnar o pedido.
  8. Deferimento: quando o processo de registro de marca é aceito, abre o prazo de 60 dias para que seja feito o pagamento da taxa de deferimento.
  9. Concessão: algumas semanas após o pagamento da taxa de deferimento, é publicado a concessão do registro, ou seja, é o momento em que, se não houver nada excepcional, você terá a marca registrada pelo prazo de 10 anos.

Vale destacar que, mesmo sendo feita a busca de anterioridade, há a possibilidade de indeferimento do processo, visto que existem elementos subjetivos como critério de aceite da marca, por parte do examinador.

Em sumo, o pedido de registro de marca é um processo administrativo com diversos detalhes e, por isso, é fundamental que se tenha muita atenção para que se tenha resultado positivo.

Gostou? Curta, compartilhe e comente.

Voltar para o início

Siga nossas redes sociais

Últimos posts

7 motivos para investir em uma franquia | Total Documentos

7 motivos para investir em uma franquia

Ler Mais
O que é Necessário para Registrar uma Marca? | Total Documentos

O que é Necessário para Registrar uma Marca?

Ler Mais
Quais são as vantagens de ser um franqueado da total documentos?

Quais são as vantagens de ser um franqueado da Total Documentos?

Ler Mais
É possível registrar a própria marca sozinho?

É possível registrar a própria marca sozinho?

Ler Mais
O Que é Necessário para Abrir uma Franquia? - Total Documentos

O Que é Necessário para Abrir uma Franquia?

Ler Mais