Marca e Patente | Total Documentos

Marca e Patente: Entenda qual é a diferença entre elas

Entenda com a Total Documentos de uma vez por todas quais são as principais diferenças entre os conceitos de Marca e Patente!

No vasto campo da propriedade intelectual, dois termos frequentemente entram em cena: marcas e patentes. Embora ambos desempenhem papéis cruciais na proteção de ativos comerciais, eles guardam distinções fundamentais. Neste artigo, vamos explorar as diferenças essenciais entre marcas e patentes, compreendendo como cada um desses conceitos contribui para proteger inovações e identidades comerciais.

O que é marca?

Uma marca está associada ao nome, elemento, logomarca, tipografia, cor, formato, ou qualquer símbolo que caracteriza um produto ou serviço. Contudo, é importante você entender que uma marca envolve também muito mais do que isso, é a essência de uma empresa, produto ou serviço. 

Uma marca envolve a impressão deixada na mente dos consumidores após cada interação. Desde a embalagem até o atendimento ao cliente, cada ponto de contato contribui para a construção e sustentação da marca.

Dentro do mundo dos negócios, ela é essencial para que a sua marca consiga estabelecer conexões significativas com o público e se destacar dos seus concorrentes. 

Em um mundo onde as opções são vastas, a marca se torna um farol que guia os consumidores. Construir e manter uma marca bem-sucedida é um investimento fundamental para qualquer negócio que aspira a deixar uma marca duradoura na mente e no coração de seus clientes.

Registrar uma marca é um investimento estratégico que oferece proteção legal e ajuda a construir o valor da sua empresa. Lembre-se de contar com a Total Documentos! Nós temos um time de profissionais especializados em propriedade intelectual para orientação específica sobre o processo de registro de marcas no Brasil. 

Como funciona o registro de marca?

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é o órgão responsável pela concessão de marcas e patentes. Se você deseja que a sua marca seja registrada é preciso que ela seja original, para então encaminhar os documentos exigidos, junto ao pagamento das taxas. Se o seu pedido for confirmado, a validade possui o prazo de dez anos, sendo renovável por mais uma década.

O que é patente?

No universo da inovação e do empreendedorismo, as patentes desempenham um papel fundamental. Elas representam a chave para proteger ideias inovadoras, garantindo que os criadores sejam recompensados por suas contribuições únicas para o avanço da sociedade. 

Uma patente é um direito exclusivo concedido pelo governo a um inventor para proteger uma invenção por um período determinado. Esse direito exclusivo significa que o inventor tem o controle sobre a fabricação, uso e venda da invenção, impedindo que outros copiem ou usem a ideia sem permissão.

Para obter uma patente, você precisa contar com alguns requisitos, sendo estes: a invenção deve ser algo novo e original, não tendo sido divulgada ou utilizada publicamente antes do pedido de patente; a invenção deve envolver um passo não óbvio, significando que não seria evidente para uma pessoa comum no campo técnico relevante; a invenção deve ter um uso prático e ser aplicável em um setor industrial.

Além do mais, entre os benefícios das patentes estão o incentivo à inovação, já que o sistema de patentes incentiva os inventores a oferecer proteção e reconhecimento pelos esforços inovadores. Também temos a proteção aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, garantindo um retorno exclusivo sobre o investimento. E por fim, ao divulgar detalhes da invenção em troca da proteção da patente, o conhecimento é compartilhado, impulsionando o avanço tecnológico global.

Tipos de Patentes

Você sabia que existem tipos de patentes? Confira as classificações disponíveis e veja se o seu produto ou ideia se encaixa em uma delas.

  • Patentes de Invenção: Protegem invenções novas e não óbvias, geralmente processos, dispositivos, composições ou máquinas.
  • Patentes de Modelo de Utilidade: Semelhantes às patentes de invenção, mas geralmente aplicam-se a melhorias incrementais em produtos existentes.

O processo de registro de patentes também é analisado e concedido pelo INPI. Ele segue algumas etapas que envolvem a busca, documentação, resumo da invenção e outros. O prazo de validade da patente conta com um período de 20 anos para a inventiva e 15 para o modelo de utilidade.

As patentes desempenham um papel crucial na promoção da inovação, incentivando os inventores a explorar novas fronteiras. Ao compreender o processo de obtenção de patentes e os benefícios associados, você pode salvar suas ideias e contribuir para o progresso contínuo em diversas áreas. Lembre-se sempre de buscar orientação profissional antes de embarcar nessa jornada! A Total Documentos pode te ajudar nisso, entre em contato com um de nossos colaboradores. 

Quais são as diferenças entre Marca e Patente?

Enquanto a marca protege a identidade comercial, diferenciando produtos ou serviços no mercado, a patente protege inovações técnicas, garantindo exclusividade na fabricação, uso e venda de uma invenção.

Ademais, a marca também tem como característica oferecer proteção contra o uso não autorizado de elementos que representam a identidade da empresa. Já no caso da patente, ela garante exclusividade sobre uma invenção específica, impedindo que terceiros explorem comercialmente a mesma ideia.

E por fim, uma das diferenças está no processo de registro, pois no caso das marcas este é realizado junto a órgãos específicos de propriedade intelectual para garantir proteção legal. E a patente requer um processo mais detalhado, incluindo pesquisas, elaboração de documentos e avaliação por parte de escritórios de patentes.

Conclusão

Ambas as marcas e patentes desempenham papéis vitais na proteção de ativos comerciais, mas suas aplicações e focos são distintos. Ao compreender as diferenças fundamentais entre esses dois conceitos, empreendedores e inovadores podem tomar decisões mais informadas sobre como proteger efetivamente suas criações e identidades no dinâmico cenário comercial.

Lembre-se, ao considerar registros de marcas ou patentes, a orientação profissional pode ser um recurso valioso para garantir que você navegue pelas complexidades da propriedade intelectual com confiança e sucesso. Conte com a Total Documentos!

Voltar para o início

Siga nossas redes sociais

Últimos posts

Marca e Patente | Total Documentos

Marca e Patente: Entenda qual é a diferença entre elas

Ler Mais

Total Documentos apoia a Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis nesta Páscoa

Ler Mais

Semana do Consumidor: Registre a sua marca com a Total Documentos

Ler Mais

Passo a passo: Como registrar a marca com segurança e eficácia

Ler Mais

Trade-dress e a Propriedade Intelectual como proteções jurídicas aos negócios empresariais.

Ler Mais